segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Ofício do Professor

Olá queridos! Como estão? Hoje é uma data especial e importante para nós, afinal, comemora-se o DIA DO PROFESSOR! E o que seria da Escola Sabatina sem esses voluntários valorosos e estudiosos? 

Só temos uma palavra a dizer:
 


Então hoje, recebam a nossa homenagem!

Queremos compartilhar um texto muito lindo, que se chama “O Ofício do Professor” (do autor: John W. Schlatter - ele é um ex-professor americano. Seu poema foi extraído do best seller Chicken Soup for the Soul, de Jack Canfield e Mark Victor Hansen.) que traduz bem o que um professor passa no decorrer de sua vida! Esse texto foi lido na ES Central de Mogi, na homenagem ocorrida sábado passado, mas fiquem tranquilos, em postagem breve descreveremos toda a programação.
 
Então vamos ao texto?

Eu sou um professor

E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho?

Eu sou um professor.

Nasci no primeiro momento quando uma pergunta saltou da boca de uma criança.

Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria nos casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me peguei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

No decorrer de um dia, já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião de fé..

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos, porque o que eles de fato têm de aprender é quem eles são. E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é..

Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuro, mais alta se faz ouvir minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.

Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira.


Segue uma pequena poesia:

Professor!
Aquele ser especial
Que se emociona quando o aluno cresce
Que sorri quando escutam sua lição
Que aprende tanto quanto ensina
Cuja sabedoria está em saber ouvir
Em saber calar
Que ensina muito mais do
Escrever e contar
Ensina lições da vida
Lições do que é amar
A lição de ser um verdadeiro homem
Um verdadeiro cidadão e cristão.

Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser ação.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!

3 comentários:

  1. ROSILENE ROCA FERREIRA15 de outubro de 2012 às 21:32

    OLÁ MEU NOME ROSILENE ROCA FERREIRA SOU DIRETORA DA ESCOLA SABATINA DA IGREJA CENTRAL DE COSTA E SILVA DE PORTO VELHO RONDONIA, AMO DEMAIS ESSE BLOG,PELAS IDEIAS MARAVILHOSAS E PELO TRABALHO QUE VCS VEM REALIZANDO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DA NOSSA IGREJA,POR ISSO PEÇO QUE POSTEM O PROGRAMA DO DIA DO PROFESSOR POIS IREI REALIZAR A PROGRAMAÇÃO SÁBADO NA IGREJA,MOTIVO PELA QUAL QUE TEVE DUAS EXCURSÕES NESSE SÁBADO PASSADO, DESDE JÁ AGRADEÇO E QUE O NOSSO DEUS OS GUIE E CONTINUEM DANDO SABEDORIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL, UM ABRAÇO BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosilene! Queremos agradecer pelo recadinho, o incentivo e as visitas ao nosso blog! Ficamos muito felizes em saber que o blog está alcançando a sua finalidade para o qual foi criado: dar um novo ar em nossas escola sabatinas, tornando-as mais atrativas ao estudo da lição e crescimento espiritual.
      Que Deus a abençoe ricamente. Por Beatriz - vice diretora da Escola Sabatina 2012.

      Excluir
  2. Olá...Sou Cidnéia!! Amo visitar esse blog de onde tiro muitas idéias ótimas para nossos programs de Adolescentes e desbravadores. Parabéns pelos belos trabalhos postados.. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...