quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Reavivados por Sua Palavra - Deuteronômio

Queridos! Para quem está participando do Projeto Reavivados por Sua Palavra, estamos entrando na leitura do livro de Deuteronômio.

Segue um breve comentário do livro, retirado da Bíblia A Mensagem (em linguagem contemporânea) do autor Eugene H. Peterson.

Deuteronômio é um sermão – na verdade, uma série de sermões. É o sermão mais longo da Bíblia e, talvez, o maior de todos os tempos. Deuteronômio apresenta Moisés em pé, nas campinas de Moabe, pregando a todos o Israel reunido diante dele. É o último sermão de Moisés. Depois de concluí-lo, ele deixou o púlpito, na planície, subiu a uma montanha e morreu.

O cenário é inspirador e carregado de emoção. Moisés havia entrado na história bíblica da salvação como um bebê nascido no Egito sob ameaça de morte. Agora, cento e vinte anos depois, ainda com a visão perfeita e caminhando “com mola nos pés”, ele prega esse sermão fantástico e morre ainda transbordando palavras e vida.

Esse sermão faz o que todos os sermões são destinados a fazer: reunir as palavras de Deus, escritas e faladas no passado, e a experiência humana,  hereditária e pessoal da congregação, e reproduzir as palavras e a experiência como um evento único no momento presente. Nenhuma palavra que Deus disse pode ser considerada mero artefato literário; nenhuma experiência humana é história morta a ser apenas lamentada ou admirada. As repetições contínuas e insistentes que Moisés faz das expressões “hoje” e “neste dia” em todos esses sermões mantêm o povo atento e em atitude responsiva. A amplitude total da experiência humana é posta em foco e levada à salvação pela revelação plena de Deus: “Vivam isso! Agora”.

As campinas de Moabe foram a última parada após a jornada de quarenta anos desde a escravidão egípcia até a liberdade na terra prometida.  O povo de Israel experimentou muitas coisas como congregação: livramento, peregrinação, rebeliões, guerras, providência, adoração, orientação. O povo de Israel ouviu muito de Deus: ordens, condições da aliança, procedimentos relacionados aos sacrifícios. Agora, tensos diante do rio Jordão, prontos para atravessar e tomar posse da nova terra, Moisés, pregando seu grande sermão das campinas de Moabe, empenha-se para que eles não deixem para trás, nem mesmo um detalhe de sua experiência ou da revelação de Deus: ele põe toda a experiência da salvação e da providência no tempo presente (capítulos 1-11), põe toda a revelação das ordens e da aliança no tempo presente (capítulos 12-28), em seguida, embrulha tudo isso numa ordem, num cântico e numa bênção, afim de enviá-los à fé e à obediência no tempo presente (capítulos 29-34).

“Avante!”

De: Moisés escreveu a constituição de um novo país. Hoje em dia, a constituição é um acordo entre “nós, o povo” sobre como queremos nos governar. Mas Deuteronômio é um acordo entre um Rei (Deus) e seu povo. Nos dias de Moisés, tratados entre reis e seu povo eram comuns. Eles seguiam o formato que Moisés usava.

Para: Os escravos que deixaram o Egito eram incentivados pelos milagres, mas entravam em pânico diante da coragem e do trabalho que a vida de liberto exige num ambiente perigoso. Por isso, Deus os manteve no deserto até que aquela geração medrosa morresse e uma nova geração, mais corajosa, assumisse o lugar. Mas Moisés falou como a nova geração como se a outra ainda estivesse presente para as comemorações. Eles iriam viver o que seus pais não puderam.
 
Segue um vídeo especial que vem a acrescentar outros dados deste livro, feito pelo pastor Edson Choque (diretor da Escola Sabatina da Divisão Sul-Americana).

 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Carta Missionária - 4º Trimestre 2012

Olá queridos!
 
Estamos disponibilizando as imagens dos narradores da Carta Missionária do 4º Trimestre da Divisão Sul-Americana. Para fazer download é só clicar embaixo da figura, onde aparece em vermelho.
Para conhecer as histórias, você poderá utilizar da nossa Biblioteca On-Line, onde encontrará um link direto ao informativo/carta missionária.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conservando a Igreja Fiel

O último comentário da lição desse trimestre vem com o título Conservando a Igreja Fiel.



Verso para Memorizar: “Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (2Ts2:15).

Conceito-Chave: A sustentadora e revigorante graça de Deus é suficiente para nos fortalecer, de modo que possamos enfrentar os desafios que encontramos dentro e fora da igreja.

A advertência final de Paulo aos novos crentes em Tessalônica lembra as instruções que um pai deu a seus filhos, anos atrás, sobre as férias em família. A pedido de seus filhos, a família decidiu passar um dia num parque de diversões. Como eles nunca tinham ido a um parque de diversões, as crianças ficaram entusiasmadas e decididas a experimentar todos os brinquedos. Embora todos estivessem animados, os pais sabiam que, se os filhos não tomassem cuidado, poderiam se machucar. Enquanto iam de um brinquedo a outro, os pais lhes diziam como funcionava o brinquedo e sempre os faziam lembrar-se de “segurar firme”.

Paulo disse a mesma coisa aos tessalonicenses quando estava para concluir sua segunda epístola: “Permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa” (2 Ts 2:15, NVI). Esse é o conselho essencial. Ele sabia que a vida cristã é cheia de dificuldades, sofrimentos, e queria que os tessalonicenses soubessem desde o começo que sua vida nem sempre seria fácil. Em vez de ficar surpresos quando viessem os tempos difíceis, mesmo dentro da igreja, Paulo desejava inspirar os crentes com uma atitude de determinação que os levasse a se apegar a Jesus, não importando o tipo de experiência que encontrassem no “percurso” da vida.

A Base da Nossa Estabilidade – Leia 2 Ts 2:13-17. Medo, preocupação e pânico. Quando alguém é picado por um desses insetos, é muito difícil conseguir fazê-lo acalmar-se. Ao lidar com alguém em tal estado de agitação, a melhor coisa que uma pessoa pode fazer é manter a tranquilidade, enquanto tenta explicar por que tais medos são completamente injustificados. Isso é exatamente o que vemos Paulo fazer com maestria, ao se aproximar do fim de sua segunda carta aos Tessalonicenses.

Como vimos anteriormente, os recém-convertidos de Tessalônica estavam um tanto apavorados acerca da vinda de Cristo. Tendo percebido o estado de abalo e alarme em que estavam, Paulo procurou, em primeiro lugar, corrigir as ideias escatológicas equivocadas que estavam produzindo os temores deles. Embora fossem incentivados a entender que o “fim” ainda não havia ocorrido, alguns deles, em seu estado mental naquele momento, provavelmente ainda estivessem um pouco preocupados com a possibilidade de fazer parte do grupo de pessoas equivocadas, que se perderiam no fim. Eles trocaram um temor pelo outro.

No entanto, Paulo lhes assegurou que eles não tinham nada a temer naquele dia. Na realidade, ele nem mesmo estava preocupado acerca deles. Qual era a fonte da segurança de Paulo? Primeiro, o apóstolo os fez lembrar-se de que Deus os havia escolhido desde o princípio (2 Ts 2:13). Jesus havia dito a mesma coisa aos Seus discípulos: “Vocês não Me escolheram, mas Eu os escolhi” (Jo 15:16). Paulo não estava defendendo uma forma de predestinação como os calvinistas ensinam. Ele simplesmente estava dizendo que nossa salvação reside no fato de que Deus tomou a iniciativa de salvar a humanidade. Isso significa que o Senhor não permitirá que nenhuma pessoa se perca facilmente. Alguém se perderá somente quando deliberada e persistentemente se recusar a responder à graça divina. Vemos isso no próprio fato de Paulo ter descrito os perdidos como os que “rejeitaram o amor à verdade” (2 Ts 2:10).

Porém, ainda mais do que isso, Paulo lembrou aos tessalonicenses que o processo de nos prepararmos para o reino de Deus (santificação) é algo que Deus opera em nós por meio de Seu Espírito (1 Ts 4:3; 5:23; 2 Ts 2:13). Não importa o que Satanás faça ou deixe de fazer, não precisamos viver atemorizados. Deus está determinado a nos salvar, contanto que estejamos disposto a permitir que Ele faça isso.

Portanto, com base no que Deus tem feito, está fazendo e fará em nossa vida, Paulo disse aos tessalonicenses: “Permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas”. O único modo de resistir aos falsos ensinos é apegar-se à verdade. Mas para que os novos conversos não começassem a se preocupar novamente, Paulo os fez lembrar-se mais uma vez de quanto Deus os amava (2 Ts 2:16) e de que Ele era capaz de tomar a instabilidade deles e transformá-la em estabilidade, confortando-os e firmando-os (v. 17).

A Oração de Paulo – Leia 2 Ts 3:1-5. Embora, muitas vezes, tenhamos a tendência de idolatrar o apóstolo Paulo pelas coisas maravilhosas que fez, ele era tão humano quanto nós. O apóstolo entendia que não poderia fazer a obra do Senhor em sua própria força. Ao longo de todas as suas cartas, nós o encontramos pedindo que os outros orassem por ele e por seu ministério. Nos primeiros versos de 2 Tessalonicenses 3, Paulo pediu que os tessalonicenses orassem por duas coisas em particular: 1) para que o evangelho fosse proclamado rapidamente em todo o mundo e também fosse recebido com respeito, e 2) para que o apóstolo fosse livrado dos homens malignos.

Quando Paulo falou sobre o evangelho ser propagado com rapidez, provavelmente tivesse em mente um atleta rápido participando de uma corrida. As corridas faziam parte dos Jogos Ístmicos, realizados a cada dois anos na cidade de Corinto, de onde, muito provavelmente o apóstolo estava escrevendo. Não foi essa a primeira vez que Paulo utilizou uma imagem atlética em suas cartas (1 Co 9:24-27). Ele também poderia estar pensando na imagem do Antigo Testamento, extraída do Salmo 147:15. Paulo queria que a palavra corresse velozmente e, onde quer que fosse, o povo a atacasse.

O segundo pedido de Paulo parece apontar para um grupo específico de pessoas (em grego está escrito “homens maus”), em lugar de apenas adversários em geral. Considerando a oposição que Paulo tinha enfrentando havia pouco tempo em Tessalônica, da parte de judeus incrédulos, e mais recentemente em Corinto (At 18:12), provavelmente ele estivesse pensando nesse grupo. Mais tarde ele encontrou resistência semelhante da parte de outros (At 19:23-41; 1 Tm 1:20). Paulo queria que os tessalonicenses orassem para que o evangelho fosse proclamado em todo o mundo sem nenhum impedimento. Além de orar, o que podemos fazer para que o evangelho “avance rapidamente e seja honrado”?

Bons estudos!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atenção: MUDANÇA DATA TRIMESTRAL

Pessoal! Um recado importante!
 
A TRIMESTRAL teve sua DATA ALTERADA e antecipada aqui em Mogi das Cruzes.
 
Tinhamos divulgado todas as datas da trimestral nessa postagem AQUI. A referida postagem já está correta (arrumamos a mudança da data, deixando a errada com um risco na letra, ok!).
 
Então não se esqueçam: Domingo agora, dia 23/09 é dia de Trimestral, a partir das 15 horas! Venha e adquira a sua lição da Escola Sabatina e outros produtos do Sels.
 
 
Até lá!
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Programação Escola Sabatina Especial Primavera

Olá gente! Meninos e meninas que adoram dar uma olhadinha em nosso blog, como estão vocês? Adoramos a visita de todos!
 
Estamos aqui para compartilhar a programação que tivemos no sábado passado, dia 15/09, que foi a ESCOLA SABATINA ESPECIAL DA PRIMAVERA.
 
Já falamos um pouquinho dela em uma postagem anterior, mas aqui vamos descreve-la por completo.
 
Gostamos muito de incentivar e premiar quem chega cedo na Escola Sabatina e como tal, essa programação não foi diferente.
 
As pessoas que chegaram cedo receberam uma florzinha formada por jujubas, com um cartãozinho com uma frase especial e atrás desse cartãozinho continha o número para o sorteio de duas cestas de frutas.
 
Ao todo foram 75 flores distribuidas!
 
 
 
Além da ideia ser original para a programação (que por si só já fala de flores, frutas e sementes), é fácil de fazer e de baixo custo.
 
 
 
Ao final da Escola Sabatina foi feita a programação especial.
 
Em nossa igreja tem um telão e passamos durante toda a programação slides de diversas flores, que mudam automaticamente.
Estamos deixando disponível os slides já montado no slideshare, o link para acesso é este AQUI.
 
Foi lida uma poesia sobre a Primavera, da certeza de sua chegada: Linda! Para quem quiser conferir o texto, clique AQUI para a postagem.
 
Depois foi feito o sorteio de duas cestas de frutas!
 
 
 
As sortudas foram: Samira e Dora! Parabéns meninas pontuais e dedicadas!
 
Depois tivemos a aplicação de um texto religioso relacionado as sementes, frutas e flores - tudo relacionado com a Primavera.
 
O texto também é lindo e nos faz pensar que sementes somos nós ou que frutos estamos produzindo. Segue o texto.
 
PRIMAVERA - VIDA TRANSFORMADA!
 
Quando chega a Primavera, a cidade de Holambra, no interior de São Paulo, organiza uma grande festa.

Milhares e milhares de flores são expostas em belos arranjos, demonstrando o vigor desta estação do ano. É possível visitar as estufas ou os campos onde elas são cultivadas.

Podemos admirar uma grande variedade de plantas e suas lindas flores; uma combinação do esforço humano, usando alta tecnologia, e a natureza encarregada de transformar uma pequena semente numa bela e delicada flor.
Jesus apreciava ensinar sobre assuntos conhecidos de seus ouvintes. Ele falou sobre árvores, frutos, sementes e até sobre a semeadura. Na parábola do semeador, Jesus proferiu estas palavras: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”. Mateus 13:23.

O significado desta parábola foi exposto pelo próprio Jesus.

Ao ouvirmos a palavra do reino, podemos tomar várias atitudes, porém, “a melhor de todas” é reter as palavras de Cristo em nossa vida e produzir frutos.

Os frutos certamente demonstram as características da semente que foi plantada. Por exemplo: Se você planta uma semente de girassol, certamente vai colher girassol.

No momento em que passamos a ouvir sobre Jesus, sobre Seus ensinamentos, Sua vida de amor por nós e Seu sacrifício na Cruz, do Calvário, em nosso favor, algo novo e surpreendente começa a acontecer em nosso íntimo.

Jesus afirmou: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer”. João 15:5.

Nossa ligação diária com Ele nos proporcionará paz e alegria, e nossa vida será transformada.

Assim como na Primavera as flores falam sobre sua semente, nossa vida pode falar sobre a semente da Palavra de Deus.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Primavera - Poesia

Olá gente! A primavera está chegando! Que estação mais linda, não é? A equipe da Escola Sabatina Central de Mogi realizou no sábado passado, dia 15/09, uma programação especial sobre o tema Primavera. Nesse post segue  a poesia que foi lida, aliás, linda por demais!

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododentros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos.

Saudemos a primavera, dona da vida.
 
 

sábado, 8 de setembro de 2012

Momento Descontração - Quem estudou a lição?

Bom dia queridos! Bom sábado!

Queremos saber quem estudou 7 durante a semana! Levanta a mão aeee!!! rs


Imagem retirada da comunidade Memes Adventistas. Para conhecê-la, clique AQUI. Um ótimo sábado para todos!
 
Ahhh! Se você não estudou 7 nessa semana, então não perca a oportunidade de estudar nessa nova semana e relatar na Escola Sabatina. Bons estudos!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Já conhece o APP da Lição da Escola Sabatina?

Olá queridas e queridos que visitam o nosso blog! Como estão vocês?
 
Para quem não sabe, a Casa Publicadora Brasileira desenvolveu um aplicativo para o estudo diário da lição da Escola Sabatina e a finalidade desse post é fazer a publicidade desse novo APP, afinal, agora você poderá estudar a sua lição em qualquer lugar!
 
 
 
Com o aplicativo, você poderá ter acesso a lição da escola sabatina (professor), os comentários da Ellen White e comentário em vídeo do pastor Bullón. Não é o máximo?
 
 
Para mais informações do aplicativo, clique AQUI.
 
E o que você está esperando? Baixe logo o app e tenha sempre em suas mãos a lição da Escola Sabatina!
 
 
 Bons estudos!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trimestral: confira as datas de Setembro/2012!

Bom dia queridas e queridos leitores aqui do blog!
 
Estamos publicando esse post para anunciar todas as datas da TRIMESTRAL que teremos agora em Setembro, relacionada com a nossa região, que é a Paulista do Vale.
 
Veja o local mais próximo de você para comparecer ao evento e adquirir, além da sua LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA, claro, revistas, CDs, DVDs, bíblias, produtos da superbom, conferir lançamentos e outros itens!
 
 
 
Confira as datas e locais:
  • 16/09 - São José dos Campos, às 9 horas
  • 23/09 - 30/09 - Lorena, às 9h30
  • 30/09 - 23/09 - Guarulhos, às 9 horas
  • 30/09 - 23/09 - Mogi das Cruzes, às 15 horas
 
OBS: a TRIMESTRAL de MOGI DAS CRUZES será na IASD Central, ok! O endereço é esse: Rua Cel. Santos Cardoso, n. 434, bairro Jardim Santista (ao lado do Colégio Adventista). A venda dos produtos se dará a partir das 16 horas.
 
Contamos com a sua presença!
Até lá!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Momento Descontração

Haha...em nosso momento descontração, essa é para pensar, hein!
Se você não souber a resposta, peça misericórdia! rs

 
Retirado da comunidade Memes Adventista do facebook. Para conhecer, clique AQUI; aproveita e "curta" também a comunidade. Têm várias coisas legais que farão seu dia ficar mais alegre!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso da Alimentação Natural e Vegetariana - II

Olá gente! Como estão vocês? Animados?
 
Temos uma novidade bacana! Foi lançado o 2º Curso de Alimentação Natural e Vegetariana na qual será realizado na IASD Central de Mogi das Cruzes.
 
Para quem quiser recordar o 1º Curso que tivemos no 1º semestre, clique AQUI
 
Para quem quiser conferir uma das aulas do 1º curso, clique AQUI.
 
O curso, como já dito, será realizado na IASD Central de Mogi das Cruzes, na Rua Cel. Santos Cardoso, n. 434, bairro Jardim Santista (ao lado do colégio Adventista).
 
O curso é GRATUITO; só será cobrada a quantia simbólica de R$ 10,00 para a apostila e o almoço que serão fornecidos ao final do mesmo. A referida quantia deverá ser paga no próprio dia do curso, ok!
 
Começa às 9 horas e as datas previstas são estas daqui:
  • 09 de Setembro
  • 07 de Outubro
  • 11 de Novembro
  • 02 de Dezembro
Então o que você está esperando?
Organize-se e venha aprender a fazer pratos saborosos e nutritivos!
 
 
 
Para dar "aquele" incentivo, vamos publicar aqui uma receita que aprendemos no curso, ok!
 
A receita é ótima e recomendamos, além de ser super fácil de fazer!
 
PATÊ DE TOMATE COM CASTANHA DE CAJÚ
 
 
 
Ingredientes:
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 100 gramas de castanha de cajú
 
Modo de Fazer: corte os tomates, tire as semente. Coloque os tomates, a cebola picada e o alho picado em uma panela e doure tudo. Não precisa dourar muito. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque no liquidificador e acrescente castanha de cajú. Triture tudo. Se ficar muito mole, acrescente mais um pouco de castanha de cajú, até ficar numa consistência mais durinha. E está pronto! Não é fácil?
 

sábado, 1 de setembro de 2012

Vida da Igreja

Olá gente! Bom dia a todos! Segue mais um comentário da lição da Escola Sabatina dessa nova semana, que vem com o título “VIDA DA IGREJA”.

                         

Verso para Memorizar: “Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom” (I Ts 5:20, 21).

Conceito-Chave da Lição: A vida do corpo de Cristo deve ser fundamentada na submissão completa a Deus e marcada pela expressão de amor mútuo, respeito e apoio entre os líderes da igreja e os membros em geral.

As lições de domingo e segunda abordam o tratamento das pessoas para com os líderes e estes para com as pessoas.

Um famoso especialista em liderança disse que TODA A ASCENSÃO OU QUEDA SE DEVE À LIDERANÇA. Por mais chocante que isso pareça, a própria história testemunha a verdade dessa afirmação. Seja nas histórias dos reis de Israel no Antigo Testamento ou nas histórias mais recentes do mundo dos negócios e sobre os líderes mundiais, percebemos que os líderes desempenham um papel extraordinário em determinar o sucesso ou o fracasso do povo e dos acontecimentos que estão sob sua liderança.

Para destacar o tipo de diferença que um líder cristão pode fazer no mundo ou na igreja, reflita nas seguintes QUALIDADES DE UM LÍDER DE SUCESSO. Ele:

1. Usa seu poder para o bem no momento certo e da maneira correta;

2. É responsável por seus próprios erros;

3. É honesto não apenas nas coisas grandes, mas também nas pequenas;

4. Motiva e inspira os outros;

5. Lidera pelo exemplo;

6. Põe os outros em primeiro lugar;

7. Supera as adversidades;

8. Mantém sua integridade com firmeza;

9. Sabe quando pode se comprometer sem prejudicar os princípios;

10. Coloca o serviço ao próximo acima da promoção pessoal.

Citações acima foram retiradas de Jonh C. Maxwell, Developing the Leader Within You – desenvolvendo o líder dentro de você – Nashville, Thomas Nelson, inc., 1993, p. IX, 201, 202.

Embora essas qualidades de liderança certamente sejam inspiradoras, muitos frequentemente elas parecem ser mais a exceção do que a regra. O que uma pessoa precisa fazer para manifestar ou desenvolver tais habilidades de liderança? Pense nisso e divida com a sua classe da escola sabatina.

A Importância e as Responsabilidades dos Líderes da Igreja – leia 1 Ts 5:12-15. É importante lembrar que, quando Paulo escreveu essas instruções finais aos tessalonicenses, a igreja de Tessalônica tinha apenas alguns meses de existência e era composta basicamente de gentios convertidos. Isso significa que os líderes nomeados pelo apóstolo haviam tido pouco tempo para um treinamento formal antes de ser repentinamente (e certamente de modo desconfortável) lançados no centro das atenções. Ainda que eles fizessem seu melhor para preencher a lacuna de poder deixada pela ausência de Paulo, é compreensível que nem todos tivessem ficado satisfeitos com os novos arranjos. Uma coisa era ouvir Paulo, mas outra coisa totalmente diferente era ouvir os líderes que eram novos cristãos, assim como qualquer um deles.

À luz da perseguição enfrentada pelos tessalonicenses depois da partida de Paulo, não é difícil imaginar que os líderes da igreja tivessem cometido alguns erros ao longo do caminho e que alguns membros provavelmente não houvessem levado muito a sério sua autoridade. Foi contra esse pano de fundo que Paulo exortou os conversos tessalonicenses a receber com apreço seus líderes e a valorizá-los pelo trabalho que eles faziam (1 Ts 5:12).

Em que tipo de trabalho os líderes de Tessalônica estavam envolvidos? Paulo não apresentou muitos detalhes, mas mostrou algumas evidências que nos ajudam. Primeiramente, Paulo descreveu os líderes locais como aqueles que “trabalham entre” os irmãos (1 Ts 5:12). A palavra traduzida como TRABALHO se refere a um tipo difícil de atividade e aos exaustivos esforços associados ao trabalho manual. Levando em conta que os líderes de Tessalônica muito provavelmente tivessem empregos de tempo integral, além de suas responsabilidades na igreja, eles certamente ficavam fisicamente esgotados no fim do dia. Mas a parte muito mais difícil do ministério é a exaustão espiritual, mental e emocional que resultam das preocupações com os fardos, angústias e necessidades dos outros.

Outro aspecto do trabalho dos líderes da igreja era a tarefa de ADMOESTAÇÃO, que se referia ao ofício de advertir contra o mau comportamento e as consequências que resultam desse comportamento. Mesmo que a tarefa de admoestar nunca seja fácil, é importante notar que a palavra usada por Paulo não envolve o tipo de repreensão severa que faz com que alguém se sinta menosprezado e amargurado. O objetivo da admoestação não é ferir, mas curar.

Embora os líderes da igreja fossem responsáveis pelo cuidado de sua congregação local, Paulo deixou claro que o trabalho do ministério não devia ser responsabilidade única dos líderes. TODOS NÓS somos chamados a CUIDAR UNS DOS OUTROS, seja advertindo os desobedientes, encorajando os desanimados ou ajudando os fracos espiritualmente (Rm 14:1, 2; 1 Co 8:10,11). Em todos os casos, é importante lembrar de ser PACIENTE (Rm 15:1; 1 Co 13:4) com aqueles a quem estamos ministrando.

A Última Palavra – Leia I Ts 5:23, 24. As instruções de Paulo à liderança e aos leigos deixam claro que o tipo de vida que Deus deseja para Seu povo não acontece automaticamente, uma vez que as pessoa venha para Jesus. Depende de determinação pessoal para entregar a vida ao Senhor, diariamente, e de tomar, a cada momento, a decisão de colocar as necessidades dos outros antes das necessidades pessoais. Mas isso ainda não é suficiente. Paulo deixou claro que todos necessitamos do ensinamento e liderança cristãos. A preparação para o reino de Deus não é uma tarefa solitária, mas também requer o afetuoso cuidado e apoio da família da igreja.

Então, depois de todas as instruções que Paulo havia dado sobre viver de modo agradável a Deus (1 Ts 4:1), ele lembrou os tessalonicenses de que, no fim, Deus é o único capaz de produzir tal mudança em nossa vida. Nada podemos fazer para que isso aconteça. O poder necessário para se ter uma vida de santidade está em Deus e somente nEle (1 Ts 3:13). E, se quisermos, Ele fará essa obra em nossa vida.

BONS ESTUDOS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...