sábado, 7 de julho de 2012

Preservando Relacionamentos

Olá! Bom dia e um bom sábado para todos!

Segue um breve comentário da lição dessa nova semana, que tem como título: “Preservando Relacionamentos”.

 Verso Para Memorizar: “Quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus, na Sua vinda? Não são vocês? De fato, são a nossa glória e a nossa alegria” (1 Ts 2:19,20).

Conceito-chave para o crescimento espiritual: A terna preocupação de Paulo pelos crentes de Tessalônica é um exemplo do tipo de relacionamento afetuoso que Deus deseja desenvolver em nós para com as pessoas a quem ministramos.

Para muitas pessoas, evangelismo significa apenas alcançar um alvo de batismo. Embora os batismos sejam importantes, por vezes os novos conversos são esquecidos depois do batismo. Com poucos amigos verdadeiros na igreja, os novos membros muitas vezes acabam abandonando a igreja não muito tempo depois. A lição desta semana é um lembrete importante de que o verdadeiro evangelismo deve resultar na formação de relacionamentos estreitos e que durem para sempre. 

O que vamos falar agora é normal acontecer o tempo todo. Uma série de reuniões evangelísticas resulta em novos conversos entrando pela porta da frente e, no entanto, pouco tempo depois, desaparecem pela porta dos fundos. Frequentemente, o problema não é que os novos crentes deixem de acreditar, mas que eles nunca se sentiram realmente parte da igreja. Eles podem ter unido à igreja intelectualmente, mas não relacionalmente. Eles podem ter se sentido abertos para desenvolver um relacionamento com o evangelista ou pastor, mas uma vez que as reuniões terminam e a vida na igreja volta ao normal, eles se sentem como a pessoa que fica de fora na brincadeira musical das cadeiras. Sem relacionamentos estreitos com seus líderes espirituais, eles não têm o envolvimento pessoal que poderia ter ajudado a ancorá-los em sua nova decisão.


Analisando os textos bíblicos sobre o tema com base na lição:

 Novos Conversos em Tessalônica – leia Atos 17:1-4. Paulo deve ter ficado muito feliz com a resposta inicial à sua proclamação do evangelho em Tessalônica, especialmente depois do espancamento que Silas e ele tinham recebido em Filipos (at 16:2-24). Não foram apenas alguns judeus que ficaram convencidos pelos argumentos de Paulo, mas vários gentios piedosos, incluindo diversas mulheres de destaque, também decidiram se tornar membros da igreja recém-organizada por Paulo, que se reunia  numa casa. A descrição desses novos conversos não deve ser menosprezada. Lucas teve o cuidado de salientar que a mensagem cristã não era algum tipo de farsa religiosa projetada para tirar vantagem dos ingênuos, mas uma apresentação bem-fundamentada que apelava a judeus e gentios inteligentes, não apenas homens, mas também mulheres de importante posição social.

Uma leitura atenta de Atos também revela os nomes e alguns detalhes sobre três entre os novos crentes de Tessalônica. A primeira pessoa que encontramos é Jasom, que havia hospedado Paulo. Parece que Jasom era judeu de língua grega, dando o fato de que esse nome era comum entre os homens judeus, que, como Paulo, cresceram fora da Palestina. Jasom deve ter sido um home de recursos, porque sua cara era grande o suficiente para hospedar Paulo e para servir de igreja. Os outros dois nomes são apresentados mais tarde em Atos: Aristarco e Secundo. De acordo com Atos 20:4, esses dois homens eram de Tessalônica e tinham sido nomeados para viajar com Paulo a Jerusalém, levando um donativo financeiro destinado a demonstrar a boa vontade e a unidade das igrejas dos gentios para com seus irmãos judeus em Jerusalém. Secundo foi um cristão gentio (seu nome romano significa o “segundo” filho de seu pai). Aristarco foi um judeu cristão (Cl. 4:10,11) que se havia tornado amigo próximo de Paulo. Ele acompanhou Paulo nas viagens e até compartilhou de sua prisão.

Problema em Tessalônica – De acordo com Atos 17:5, o sucesso de Paulo em Tessalônica enfureceu alguns dos judeus que não foram convencidos por sua mensagem. Com inveja do sucesso de Paulo entre os gentios, e certamente não muito felizes porque alguns de seus compatriotas se haviam unido a Paulo, eles decidiram recorrer à ajuda de “alguns homens maus dentre a malandragem” para incitar confusão. Em grego, a expressão “homens maus dentre a malandragem” significa literalmente “homens do mercado”. Refere-se a um grupo de bandidos desempregados que andava pelo mercado à procura de algo para fazer. Que contraste em relação às pessoas que responderam ao evangelho de Paulo!

De acordo com Lucas, esses desordeiros invadiram a casa de Jasom a fim de arrastar Paulo para a multidão (17:5). A palavra grega traduzida como “povo” ou “multidão” (demos), pode também se referir à assembleia pública de cidadãos, que tinha autoridade sobre questões legais locais. Não podendo colocar as mãos em Paulo, decidiram arrastar Jasom e outros irmãos diante dos magistrados locais. Quando eles chegaram, apresentaram duas acusações contra Paulo: 1) que Paulo era um perturbador itinerante com um histórico de causar problemas em outras cidades, 2) que Paulo era culpado de sedição por afirmar que Jesus, não César, era o rei. Suficientemente alarmados pro essas acusações, os magistrados baniram Paulo e Silas da cidade e exigiram que Jasom pagasse algum tipo de taxa, a fim de garantir que os dois homens não mais voltariam.

A Preocupação de Paulo para com os Novos Conversos – A saída repentina de Paulo de Tessalônica o deixou angustiado a respeito do bem-estar espiritual de seus novos conversos. O que havia acontecido com eles: Depois de semanas andando de uma cidade para outra, preocupando-se com a situação dos crentes a quem ele tinha deixado de moto tão repentino em Tessalônica, Paulo estava emocionalmente abatido. No espaço de apenas alguns versos, em 1 Tessalonicenses 2:17-3:10, ele falou repetidamente sobre sue desejo de vê-los, sua angústia, sua aflições, e mencionou duas vezes sua incapacidade de suportar esse faro por mais tempo. Outro vislumbre interessante do estado mental de Paulo é a maneira pela qual ele descreve sua partida repentina de Tessalônica (1Ts 2:17). A expressão “privado” (RC) vem de uma palavra grega (aporphanizõ) e significa “tornar órfão” uma pessoa. Em outras palavras, Paulo comparou a profunda angústia que sentia com a de um pai afastado de seu filho. Nesse estado mental, Paulo certamente deve ter se perguntado se ele e seus companheiros realmente haviam sido chamados por Deus para a Macedônia (At 16:9,10).

A melancolia que ameaçava submergir Paulo e Silas foi superada pelo relatório positivo de Timóteo sobre a situação em Tessalônica. O fato de que o evangelho tinha criado raízes nessa cidade, apesar da adversidade e perseguição, renovou a confiança deles de que Deus os havia de fato chamado à Macedônia.
 
Bons estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...