domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães - Pelos Conselhos de Ellen White

Olá gente! Hoje é um dia especial, pois comemora-se o Dia das Mães.

A Escola Sabatina quer deixar aqui no blog uma mensagem especial para todas as mamães!


Depois de Deus, o poder da mãe para o bem é a maior força conhecida na terra.

Para este Dia das Mães pensamos em um texto que pudesse demonstrar o valor, a importância e, ao mesmo tempo, contribuir com a nossa sociedade. Assim montamos essa mensagem especial para as mães, com conselhos da escritora Ellen White, no desejo que o Senhor as abençoe e as guie.
Os pais e mães são considerados reis e rainhas do lar, portanto, os filhos e filhas são os príncipes e princesas? Não! São seus súditos! E nenhum rei em seu trono tem função mais elevada que a mãe. Ela tem o poder de modelar o caráter dos filhos, capacitando-os não somente para a vida terrestre, mas para a eterna. Um anjo não desejaria missão mais elevada.

É plano de Deus que a família viva em harmonia, mas no mundo em que vivemos, onde o estresse, a violência, o desrespeito e a maldade imperam, como podemos encontrar paz para viver em harmonia? Só em Deus. Há um plano estabelecido para que o amor reine nos corações e nos lares de cada integrante da família. São princípios práticos, alguns fáceis de serem seguidos, outros extremamente difíceis. A boa notícia é que não estamos sozinhos. Podemos nos apoiar nos fortes braços de Jesus, Ele nos aconselha: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:29-30.

A melhor maneira de ensinar o respeito aos filhos é quando estes vêm o exemplo no trato carinhoso e cortês entre pai e mãe. Os progenitores devem manifestar respeito mútuo se quiserem ver essa qualidade desenvolvida nos seus filhos, que os imitam constantemente. Os pais podem estudar o próprio caráter nos filhos. Muitas vezes eles leem humilhantes lições ao perceberem seus próprios defeitos em seus descendentes. Enquanto procuram reprimir e corrigir tendências hereditárias para o mal, devem eles chamar em seu auxílio dupla paciência, perseverança e amor.

Muitos se enganam ao pensar que a responsabilidade de educar é somente da mãe, cabendo ao pai prover o sustento necessário para a família. É fato que a maior responsabilidade na educação dos filhos recai sobre a mãe, por passar mais tempo com as crianças. Cabe então ao pai aliviar-lhe os fardos e sustentar sua obra com alegre fisionomia e palavras bondosas. A esposa e mãe não deve sacrificar sua força e permitir que fiquem inativas suas faculdades, dependendo inteiramente do esposo. Sua individualidade não pode imergir na dele. Ela deve sentir que é igual ao marido - deve estar ao seu lado, fiel no seu posto de dever e ele no seu. Sua obra na educação dos filhos é em todos os aspectos tão elevada e nobre como qualquer posição de honra que ele seja chamado a ocupar.

Ser mãe não é fácil, é uma tarefa que exige capacitação especial. O trabalho da mãe torna-se infinito em virtude de sua conexão com Cristo. Ele vai além da compreensão, é um ofício sagrado. Os deveres que distinguem a mulher são mais sagrados, mais santos, que os do homem. É impossível calcular o poder de influência de uma mãe que ora e que reconhece a Deus em todos os seus caminhos.


A mãe necessita do mais perfeito domínio próprio; e para garanti-lo deve tomar toda precaução contra qualquer desordem física ou mental. Sua vida deve ser ordenada segundo as leis de Deus e da saúde. Como a alimentação afeta a mente e a disposição, ela deve ser muito cuidadosa neste aspecto, comendo o que é nutritivo mas não estimulante, para que possa ter os nervos calmos e o temperamento sereno. Verificará que é então mais fácil exercer a paciência no trato com as variadas tendências de seus filhos e sustentar as rédeas do governo firme e amoravelmente.

O lar deve ser para as crianças o mais atrativo lugar do mundo e a maior atração deve ser a mãe. Ela não pode tornar a casa aprazível e feliz a menos que possua o amor da ordem, mantenha sua dignidade e governe bem; portanto, todos quantos falham nesse ponto devem começar imediatamente a educar-se nessa direção, e cultivar as próprias coisas em que maior é a sua falta.

Ellen White aconselha as mães a apresentarem-se tão atrativas quanto possível; não por trabalhosos adornos, mas pelo vestuário limpo e bem modelado, dando assim aos filhos constantes lições de asseio e pureza. Tudo em sua pessoa deve ensinar limpeza e ordem e estar associado em sua mente com a pureza. Há um senso de retidão, uma ideia apropriada das coisas, na mente das crianças, mesmo as menores. Como podem elas ser impressionadas com o desejo de pureza e santidade quando seus olhos diariamente estão em vestidos desalinhados e aposentos em desordem? Como podem os hóspedes celestiais, cujo lar está onde tudo é puro e santo, serem convidados em tais habitações?

A humilde rotina dos deveres que as mulheres têm considerado como uma fatigante tarefa, deve ser encarada como obra grandiosa e nobre. É privilégio da mãe abençoar o mundo pela sua influência que, unida à do pai, é tão duradoura como a eternidade.

Crianças gostam de ter companhia, e raramente podem se divertir sozinhas. Anseiam simpatia e ternura. O que lhes dá prazer, elas creem que também o dá à mãe; e é natural que a ela se dirijam com suas pequeninas alegrias e pesares. A mãe não deve ferir-lhes o coraçãozinho tratando com indiferença essas coisas que, embora insignificantes para ela, são de grande importância para as crianças. A simpatia e aprovação que ela lhes dispensa, são preciosas. Um olhar de aprovação, uma palavra de animação ou elogio, serão como um raio de sol em seu coraçãozinho, tornando-as às vezes felizes em todo o dia.

Crianças precisam ser cuidadosamente acalmadas quando aflitas. Entre a infância e a idade adulta os filhos em geral não recebem a atenção que deviam receber. Necessitam-se mães que guiem seus filhos de maneira que se considerem parte da família. Os filhos seriam poupados de muitos males, se fossem mais próximos de seus pais. Estes devem estimular neles a disposição de ser abertos e francos com eles, a lhes levarem suas dificuldades, quando estiverem preocupados quanto à direção certa a tomar, a exporem a questão para seus pais, tal como eles a veem, pedindo-lhes conselho. Quem é tão capaz de ver e indicar o perigo que eles correm, como os pais piedosos? Quem pode, compreender melhor seus filhos? A mãe que observou toda disposição de espírito desde a infância, está familiarizada com a sua personalidade, tem melhores condições para aconselhar seus filhos.

Querida mãe, o mundo reconhece e comemora seu inestimável valor, incapaz de ser retribuído com presentes, palavras ou atitudes; ore, leve seus filhos diante do trono de Deus e apresente-os a Jesus. Sua maior alegria será viver na esperança de passar a eternidade com aqueles a quem você mais ama: sua família, os filhos que o Senhor te deu.

O dia de Deus revelará quanto o mundo deve a mães piedosas pelos homens que têm sido inflexíveis advogados da verdade e reforma - homens que se têm mostrado ousados no aventurar-se, que permaneceram firmes em meio a provas e tentações; homens que preferiram os altos e santos interesses da verdade e a glória de Deus a honras mundanas ou à própria vida.

(Mensagem retirada do Portal da Educação Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...